terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sussurro, de Becca Fitzpatrick


Mais um romance sobrenatural adolescente. Pegue Crepúsculo, substitua os vampiros por anjos, jogue um pouco de pimenta e vòilá! Aí está Sussurro.

A história de Nora parece um pouco mais apetitosa que a de Bella porque ela teme por sua vida e tenta escapar de Patch sempre que pode. Claro que o fascínio que ele desperta - nela e em todas nós - é demais para resistir. Portanto, ela acaba cedendo mais do que correndo. Quem não cederia?

Do momento em que ela conhece Patch as coisas mudam, e pra pior. Ela começa a ter alucinações e a sofrer atentados a toda hora. E no meio de tudo isso, o leitor fica preso pelas asas e não consegue largar até o final.

O que mais me frustrou (e tirou um pouco o tesão de ler) foi o fato de Sussurro ser uma cópia deslavada de Crepúsculo. E não remotamente parecido por ser um romance adolescente; é frustantemente igual. Desde eles serem obrigados a se aguentarem numa aula de Ciências, até o fato de ela ir até Portland para investigar coisas.

Eu fiquei tão abismada com a semelhança que eu pensei que Stephenie tinha se cansado dos comentários negativos sobre Crepúsculo e decidido reescrever a história, com um pouco mais de ação e romance, sob um pseudônimo estranho pra caramba. Na verdade, eu ainda estou torcendo por essa possibilidade, porque a alternativa - Becca ter copiado a fórmula de Crepúsculo descaradamente - é muito decepcionante.

Tirando esse detalhe, Sussurro é um bom livro para se ler. Patch me causa arrepios e o destino de Patch me deixou de boca aberta por alguns segundos (poucos, porque era meio óbvio o que ia acontecer). Sussurro é um livro que cumpre seu papel de entreter, sem ser aquele livro original ou inesquecível. Ainda assim, vou esperar pelo próximo, para ver que rumo Becca dará a esta história.

Eu só espero que não estraguem os anjos, como fizeram com os vampiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário